Mistério da globalização
4. abr.2021

Quem manda?

EMA dá luz verde à vacina da AstraZeneca sem provar relação com formação de coágulos“O regulador europeu considera a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 “segura e eficaz” e que os benefícios ultrapassam os riscos. Mas vai recomendar a actualização da bula, para mencionar a formação de coágulos sanguíneos e hemorragias.”

Fonte : Público, 18 de Março de 2021, 16:10
Durão Barroso

EU proíbe a exportação de vacinas produzidas na Europa para o Reino Unido

Londres receberá “zero” vacinas fabricadas da UE até a AstraZeneca cumprir compromissos
“Não há nada a negociar” entre Bruxelas e Londres sobre a produção de vacinas, diz comissário europeu. Reino Unido fala em comentários “decepcionantes”.
“O Reino Unido pode esquecer a possibilidade de obter vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca fabricadas na União Europeia enquanto a farmacêutica não cumprir os seus compromissos com o bloco de 27 países. Até lá, “zero” injecções serão enviadas para lá do Canal da Mancha, garante o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton.”

Fonte: Público, 1 de Abril de 2021, 13:22

Covid-19: UE tem direito às doses da vacina da AstraZeneca produzidas no Reino Unido
Comissão Europeia divulgou uma versão redigida do contrato para provar que só está a exigir que a farmacêutica respeite o compromisso que assinou. Mas admite que alguns pontos do acordo sejam disputados em tribunal. Von der Leyen diz que o contrato é “cristalino”.


Fonte: Público, 29 de Janeiro de 2021, 19:03
Marta Temido

Bons vizinhos

Continua a troca de acusações entre a União Europeia e o Reino Unido sobre as vacinas contra a covid-19: o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, contradiz as acusações do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, sobre o bloqueio de saída de vacinas e componentes. Entretanto, a Europa teve uma pequena vitória ao assegurar um número suplementar da Pfizer.
Esta vitória não compensa os 50 milhões de doses que a AstraZeneca se comprometeu e não vai entregar à Europa no primeiro trimestre. Esta falha já levou a um bloqueio na exportação de 250 mil doses produzidas na Europa que iam para a Austrália.

Fonte: SIC, 10 de março, 2021

Estratégias de marketing

Vacina da AstraZeneca passa a denominar-se Vaxzevria. Nova informação tem um avisoTambém "foi incluído na informação sobre o produto um aviso sobre eventos de coágulos sanguíneos específicos muito raros".

Fonte: TSF, 30 de março, 2021

Farmacêuticas 

Entretanto as farmacêuticas mostram a sua falta de escrúpulos na gestão das vacinas.“A União Europeia, e insistiu que a empresa farmacêutica tem “obrigações morais, sociais e contratuais”que não pode deixar de respeitar.“Estamos numa pandemia e há pessoas a morrer todos os dias”, lembrou.”Pascal Soriot (CEO da AstraZeneca), esclareceu que o contrato feito com a União Europeia (UE) não refere nenhuma obrigação no número especifico de doses a entregar nos prazos estabelecidos. O que está lá escrito é que a empresa se compromete a fazer os “melhores esforços” para cumprir a encomenda, afirmou o responsável.”

Fonte: Público, 28 jan, 2021

mago da-lampada

All illustration Copyrights.
Please do not reproduce without the expressed written consent.
© 2020 - Mistérios da Nação
made for you with  

footer