Mistério da saúde
10 nov. 2020

Pimenta na língua

No dia 10 de nov. o telejornal da SIC Notícias, apresentou uma noticia acerca de um surto de legionella com origem em Vila do Conde Póvoa de Varzim e Matosinhos.

Sensivelmente a meio da noticia, a SIC Notícias apresenta em rodapé a seguinte frase “DGS pede para fecharem vidros dos carros na A28”.Mais tarde, os utilizadores das redes sociais partilharam uma fotografia deste instante televisivo que se tornou “viral”.

Foi de tal ordem a dimensão desta partilha que, ao final do dia, a DGS faz uma publicação no Facebook com a seguinte informação:

“A DGS informa que está a circular uma imagem com uma declaração atribuída erradamente à Diretora-Geral da Saúde (“DGS pede para fecharem vidros dos carros na A28”). Esta declaração nunca foi proferida pela Dra. Graça Freitas.A DGS tem pautado a sua atuação pelo combate às fake news, pelo que apela à não propagação dessa informação.”

De facto, na noticia não ouvimos a Drª Graça Freitas a aconselhar automobilistas a fecharem a janelas dos seus carros na A28. Nem muito menos ouvimos a SIC a afirmar que este conselho foi proferido pela Drª Graça Freitas, mas sim pelo Instituto de Saúde Publica da UP representado Drª Teresa Leão.

Pouco nos importa se a Drª Graça Freitas fez tais declarações.
A Drª Graça Freitas é diretora da Direção Geral de Saúde e autoridade de saúde nacional, principal porta-voz em questões de saúde pública em Portugal.
Perante um surto de legionella em que não sabemos o epicentro deste problema, é da responsabilidade da DGS encontrar soluções que contenham este surto, e não menos importante, aconselhar todos os cidadãos a tomar as medidas necessárias para conter este problema.
Agradecemos que a Direção-Geral da Saúde se paute, ao longo desta crise epidémica, por combater as “fake news”. Infelizmente esquece-se que grande parte destas noticias consideradas “falsas” são sobretudo a direta consequência do desnorte deste organismo, e da medíocre comunicação institucional.
Se a DGS não se revê nos conselhos da Drª Teresa Leão, e acha abusivo que a SIC tenha escrito em rodapé que a “DGS pede para fecharem vidros dos carros na A28”, tenha a coragem de declarar publicamente que a referida estação de televisão cometeu um grave erro ao difundir uma noticia falsa.
Pimenta na língua!

All works copyrights.
Please do not reproduce without the expressed written consent.
© 2020 - Mistérios da Nação
made for you with